terça-feira, 28 de maio de 2013

Acadêmicos de Educação Física participam de ação em Alvorada

A abertura do Programa do Governo Federal, Saúde na Escola, do Colégio Estadual Adjúlio Balthazar, de Alvorada do Tocantins, contou com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física da UnirG, no último sábado, 25. O programa aborda a saúde e a educação no mesmo ritmo.

Os estudantes realizaram uma palestra para a comunidade escolar, onde foi tratado de assuntos como: obesidade, o sedentarismo, importância da atividade física e hábitos saudáveis. 

“Eles também proporcionaram um momento com alongamento e ginástica aeróbica na quadra do colégio e, aplicaram uma avaliação física nos participantes. Mais uma vez o curso mostra o verdadeiro papel da universidade na sociedade”, disse a coordenadora de estágio do curso de Educação Física, Arlem Chenia Silva Ferreira.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Proafe abre vagas para acadêmicos voluntários

A coordenação do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe) está recebendo propostas de acadêmicos de todos os períodos do curso de Educação Física que desejam ser voluntários no próximo semestre.

De acordo com o coordenador do Proafe, o professor Eduardo Miranda, não há limite para vagas e nem para o tempo a ser voluntariado, mas sim uma organização dos interesses dos acadêmicos. “O maior benefício é a qualificação profissional por meio de capacitações e a aplicação da teórica da sala de aula na prática. No final de cada semestre todos os acadêmicos que desenvolveram algum tipo de atividade no programa receberá uma certificação da Academia”, disse Miranda.

Os interessados podem enviar um e-mail para  eduardo@unirg.edu.brassunto voluntário do Proafe, até o próximo dia 29. No e-mail o aluno deve informar quais modalidades esportivas ou atividades físicas de interesse e quais os horários disponíveis para desenvolver as ações no programa.

Os acadêmicos poderão atuar nas modalidades já existentes do Proafe: natação, futebol society, karatê, kick boxing, capoeira, hidroginástica, circuito de treinamento, dança, ginástica aeróbica, avaliação física no Centro de Vida Saudável ou no Parque Mutuca.

Conforme o Eduardo Miranda, no próximo semestre será ampliada a atuação acadêmica na comunidade. “Faremos uma parceria com o Projeto Vem Ser, que é desenvolvido pela Associação Gurupiense de Handebol (AGHand), que proporcionará aos acadêmicos do curso acompanhar ou até mesmo ministrar aulas de handebol em vários locais da cidade e no ginásio poliesportivo que fica no setor Vila Iris”, disse o professor.

Educação física lançou a 2ª edição do Caminhada Ecológica

Na noite da última quarta-feira, 22, foi realizado o lançamento do projeto Caminhada Ecológica, no auditório do Sesc, em Gurupi. O evento é promovido pelo curso de Educação Física da UnirG.


Associar a prática da atividade física à preservação do meio ambiente é o propósito do projeto que está em sua 2ª edição. A ação será no dia 29 de junho e não envolve competição.


No trajeto de 70 km entre Gurupi e Peixe, os participantes percorrerão 45 km de caminhada, com a poio do Corpo de Bombeiros, enfermeiros, Cipama entre outros. “Haverá um ônibus e um carro pequeno para dar suporte e tudo é feito com muita tranquilidade. O participante não terá gasto algum, oferecemos água, frutas e toda logística necessária”, disse o coordenador o projeto, o professor Eduardo Miranda.

Durante o percurso, os participantes farão diferentes ações como o plantio de árvores, limpeza de áreas de preservação ambiental, palestras educativas e atividades de lazer com a população da região.


Lançamento

Estiveram presentes na solenidade de lançamento do Projeto, o reitor Alexandre Dias, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, a coordenadora do curso de Educação Física, Lucilene Gomes, a coordenadora de estágio de Educação Física, Arlen Chênia Silva Ferreira, o superintendente de Esporte e Laser do Sesc, Nilton Dias, os representantes da Secretaria de Esporte e Turismo de Gurupi, Murilo Moreira e Jackson Ferreira, os tenentes do corpo de bombeiros, Andre Augusto Soares e Olívio Ribeiro Gomes, a secretária de Meio Ambiente de Peixe, Luiza Moreira Lima, o secretário de Comunicação de Peixe, Beto Naves, além de professores e alunos do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Sesc.

O reitor agradeceu a todos os parceiros do projeto e parabenizou o professor Eduardo Miranda pela iniciativa e organização. “Precisamos ter mais constância dos eventos. Desejo todo êxito novamente a essa segunda edição e vamos contribuir com esse projeto com muito carinho”, disse Dias.


O presidente da Fundação UnirG falou da importância dos projetos que interagem com a comunidade. “A UnirG apoia iniciativas como essa, que envolve a participação da população. Isso demonstra que a nossa Instituição se preocupa em está inserida na sociedade”, falou Barbalho.


O secretário de Comunicação de Peixe, Beto Naves, representou a prefeita Neila Pereira. “A Prefeitura de Peixe não mede esforços para apoiar projetos como este. Cuidar da natureza está em nossas metas. Aprovamos esta ação desde a 1ª edição, e as demais que virão”, disse Naves.

Inscrições

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e seguem até 04 de junho. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, que apresentem condições físicas para a realização de esforço e que não possuam complicação de saúde. Serão oferecidas 55 vagas, sendo 20 para Gurupi, 20 para Peixe, 10 para Vila Quixaba e 05 para o Assentamento São José.

A ficha de inscrição está disponível no site www.unirg.edu.br. Os interessados de Gurupi devem enviar a fichar por e-mail ou entregar impressa na coordenação do curso de Educação Física ou no Centro de Vida Saudável. Já os participantes de Peixe, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente; os da Vila Quixaba, na Escola Municipal Olavo Bilac e os do assentamento São José, na extensão da mesma escola.

Os candidatos passarão por testes físicos e avaliação de saúde nos dias 07 e 09 de junho. Oresultado do processo seletivo estará disponível no site da UnirG a partir do dia 14 de junho. Para os aprovados será oferecido acompanhamento técnico. Os selecionados participarão do sorteio de 20 óculos de sol Marie Claire e Marine. Serão ainda sorteadas três bicicletas para a população que participar das palestras na Vila Quixaba, no Assentamento São José e em Peixe.

O campus II está localizado na avenida Guanabara, entre as ruas 9 e 10. O telefone de contato da Coordenação de Educação Física é (63) 3612-7612; o Centro de Vida Saudável é ao lado do Centro Administrativo da UnirG e funciona das 13h às 20h, o telefone é (63) 3612-7540; o contato da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Peixe é 3356-2102; do Assentamento São José (63) 8496-7216 e da Vila Quixaba (63) 8464-0745.

Para acessar ao edital, a ficha de inscrição e, conhecer o cronograma e os parceiros do evento visite o site da UnirG www.unirg.edu.br

Vejam as fotos do Lançamento aqui!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Caminhada Ecológica será lançada na próxima semana

A 2ª edição do projeto Caminhada Ecológica será lançada na próxima quarta-feira, 22, às 19h, no auditório do Centro de atividades do Sesc, em Gurupi. O evento é realizado pelo curso de Educação Física da UnirG, com o propósito de associar a pratica da atividade física à preservação do meio ambiente. É uma atividade esportiva que não envolve competição.


No dia 29 de junho os participantes percorrerão 70 km, no trecho que compreende Gurupi e Peixe. “O projeto cresceu em todos os seus aspectos e o diferencial é que além dos participantes de Peixe e Gurupi, também envolverá pessoas da Vila Quixaba e do Assentamento São José”, disse o coordenador dos projetos de extensão do curso de Educação Física, o professor Eduardo Miranda.


Durante o percurso, os participantes farão diferentes ações: plantio de árvores, limpeza de áreas de preservação ambiental, palestras educativas e atividades de lazer com a população da região.
As inscrições são gratuitas, começarão na próxima segunda-feira, 20, e seguem até 04 de junho. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, que apresentem condições físicas para a realização de esforço e que não possuam complicação de saúde. Serão oferecidas 55 vagas, sendo 20 para Gurupi, 20 para Peixe, 10 para Vila Quixaba e 05 para o Assentamento São José.

A ficha de inscrição está disponível no site www.unirg.edu.br. Os interessados de Gurupi devem entregar a ficha na Coordenação do curso de Educação Física. Já os participantes de Peixe, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente; os da Vila Quixaba, na Escola Municipal Olavo Bilac e os do assentamento São José, na extensão da mesma escola.

Os candidatos passarão por testes físicos e avaliação de saúde nos dias 07 e 09 de junho. O resultado do processo seletivo estará disponível no site da UnirG a partir do dia 14 de junho. Para os aprovados será oferecido acompanhamento técnico. Os selecionados participarão do sorteio de 20 óculos de sol Marie Claire e Marine.

O campus II está localizado na avenida Guanabara, entre as ruas 9 e 10. O telefone de contato da Coordenação de Educação Física é (63) 3612-7612; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Peixe é 3356-2102; do Assentamento São José (63) 8496-7216 e da Vila Quixaba (63) 8464 0745.

Para acessar ao edital, a ficha de inscrição e, conhecer o cronograma e os parceiros do evento clique aqui.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Educação Física sem bullying*


Se por um lado a Educação Física pode despertar nos alunos sentimentos de cooperativismo, companheirismo e inclusão, por outro, tende a criar situações de competitividade, agressividade e discriminação em meios às quais práticas de bullying podem surgir – sobretudo em relação aos alunos acima do peso ou com pouca habilidade nos esportes.

Foi o que a professora Joice Silva enfrentou ao assumir as aulas no Colégio Estadual Frederico Costa, de Salvador (BA). “A disciplina já cria a ideia de que só os melhores podem participar. Os próprios alunos começam a selecionar quem eles querem em seu time, tentando encontrar os mais aptos”, explica.

Nesse processo de seleção e exclusão começam a surgiu atos de bullying entre os colegas. “Aparecem os apelidos, os termos que eles utilizam para classificar os colegas: menina é lerda, é fraca, vai se machucar; os gordinhos são lentos”, comenta a professora.

Diante da situação, Joice resolveu intervir nas regras convencionais dos esportes, junto com os alunos. No basquete, por exemplo, antes de arremessar a bola, eles devem passá-la por, pelo menos, três meninas do grupo. “Querendo ou não, a bola acaba passando por todos. A regra que, na maioria dos casos é para impor limites, acaba por ampliá-los”, conclui.

A professora passou também a organizar pequenos debates durante as aulas, questionando os alunos sobre quem é o vencedor e quem é o perdedor, em determinadas situações. “A participação deles aumentou e a convivência melhorou porque o objetivo da aula deixou de ser somente vencer o jogo e passou a ser se divertir e aprender com o grupo”, avalia.

Palavra de especialista
Bullying é resultado de ações intencionais de desrespeito e pode ter origem em diferentes causas que vão desde ambientes familiares e escolares agressivos até a falta de valorização pessoal e de perspectivas. “O alvo e o autor de bullying sempre apresentam algum problema em relação ao valor de si. Por isso, o maior antídoto é promover um ambiente onde crianças e adolescentes se sintam valorizados e que possam reconhecer o valor do outro”, explica Vanessa Vicentin, doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP).

Para a pesquisadora, ao colocar a cooperação como pilar para as atividades da disciplina de educação física, Joice consegue demonstrar para os alunos que o respeito mútuo é o princípio que deve nortear as relações entre as pessoas. “Praticando e analisando as regras que criaram, as crianças se sentem pertencentes a sua construção e percebem a necessidade de colocá-las em prática”, explica.

Neste ambiente construído com base na participação dos alunos o professor atua como um mediador nas situações de conflito e o índice de casos de bullying tende a diminuir. “O professor não deve resolver os conflitos entre os alunos e dizer quem está certo ou errado, mas incentivá-los a expressar pontos de vista e sentimentos e discutir formas alternativas de resolver os problemas sem se prejudicar ou prejudicar o próximo”, alerta Vicentin.

A especialista também indica uma técnica que pode ser usada pelo professor em sala de aula: “o estatuto antibullying”. Na primeira etapa, os alunos devem responder de forma anônima a questionários que busquem avaliar as condutas de bullying em sala. Depois, os próprios alunos ajudam a tabular os resultados e passam a discutir em subgrupos como resolver os problemas de desrespeito. Ao final, eles apresentam as propostas e, por votação, elaboram o “estatuto antibullying”, com regras de condutas deliberadas e discutidas por todos.
*Matéria retirada do site www.educacaofisicaa.net (link direto)

Projeto de Lei exige formação específica para dar aulas de educação física em escolas

Projeto de Lei do Senado Nº 103/2012 de autoria do Senador Ivo Cassol (PP-RO) estabelece que as atividades de educação física nas escolas somente poderão ser ministradas por profissionais qualificados na área. O projeto já está em em análise pela Comissão de Educaçaõ, Cultura e Esporte (CE).

O projeto tem como objetivo assegurar que apenas professores capacitados ministrem aulas de educação física nas escolas. A Lei de Diretrizes Básicas de Educação (LDB) institui que o professor de educação física tenha nível superior para dar aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Porém, nos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental aceita-se que as aulas sejam dadas pelo professor titular da turma, com formação em Pedagogia, mas sem formação específica em educação física.

Segundo o relator da proposta na comissão, Senador Benedito de Lira (PP-AL), independente da série, todos os alunos precisam de um professor qualificado em educação física. Caso contrário, corre-se o risco de comprometer a saúde das crianças, uma vez que o curso de Pedagogia não aborda o ensino da educação física com profundidade necessária.

Projeto de Lei estabelece carga horária mínima para aulas de educação física

Projeto de Lei do Senado de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) prevê carga horária mínima de duas horas de aulas de educação física por semana nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares de todo o país. O projeto já está em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto de número 249/2012 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A atual normatização estabelece o caráter obrigatório da disciplina e os casos em que a prática é facultativa, entre eles, para alunos que cumpram, por exemplo, jornada de trabalho igual ou superior a seis horas e tenham mais de 30 anos de idade.

Segundo o autor do projeto de Lei, a LDB determina que cada escola é responsável pela construção do projeto pedagógico e definição da carga horária de cada disciplina. No entendimento do senador, isso representa um “preocupante enfraquequecimento da educação física que sempre enfrentou resistência no meio acadêmico”. Eduardo Amorim ressalta que “apesar dos benefícios da educação física, os professores da disciplina sempre tiveram que se preocupar em demonstrar para os pais, para o corpo docente e até mesmo para os alunos sua finalidade e sua importância para o futuro da sociedade”.

São inúmeros os benefícios da educação física para o desenvolvimento motor das crianças, combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Para o parlamentar “não se dá a devida importância a essa que é uma matéria essencial no currículo escolar”, observa o parlamentar.

Para o relator da proposta, Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) o projeto de Lei reforça a relevância da educação física no projeto pedagógico de cada escola e, por conseguinte, na formação dos estudantes”



Educação Física é coisa séria!


A Lei Nº 9.394/96 dispõe que a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, integrada à proposta pedagógica da escola.

A Educação Física é considerada uma atividade que por seus meios, desenvolve e aprimora as forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando.

Segundo o David Gallahue, Doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial, as aulas de educação física na escola “são diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa porque elas são instrutivas. Ensinam como as crianças podem mover o corpo. É o único lugar onde elas estão sendo instruídas o tempo inteiro.” explica David.

No entanto, no dia a dia escolar, muitas aulas de educação física se resumem à uma simples recreação, ou futebol para meninos e rebater bolas para as meninas. A verdade, é que a educação física é uma disciplina de extrema importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente como um todo. Além disso, a prática de exercícios físicos, como os proporcionados pela Educação Física, é capaz de prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Especialistas são unânimes ao afirmar que a Educação Física não deve se resumir à brincadeiras e recreação. “Para uma boa aula não basta o professor entregar uma bola de futebol ou basquete a um grupo de alunos, a educação física requer planejamento metodológico e pedagógico para dar resultados positivos” afirma Kátia Lemos, doutora em Pedagogia do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para a pesquisadora, a escola deve se comprometer com a diversificação das modalidades esportivas oferecidas aos alunos, “a função da escola é apresentar para o estudante a variedade existente de modalidades esportivas. É obrigação da escola promover essa vivência desportiva aos alunos e função do professor propiciar atividades de qualidade, ensinando os fundamentos e regras básicas, com planejamento e sensibilidade. Sem essa sensibilidade e preparo, os alunos vão ficando desmotivados”.
Muitas escolas ainda não dão a devida importância á Educação Física e a enxergam como simples momento para brincadeiras. É comum encontrarmos alunos conversando e fazendo exercícios de outras matérias durante o horário das aulas de Educação Física, o que contraria os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs.

Segundo os PCNs, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos: “Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas” que compreende atividades como Ginástica Artística e Rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco “Atividades rítmicas e expressivas” abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança. Já o terceiro bloco “Conhecimentos sobre o corpo” propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.

Portanto, a Educação Física não deve se restringir à poucas práticas esportivas. Para Paula Rondinelli, Mestre em Ciências da Motricidade, “se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional”.

Paula Rondinelli salienta ainda, que a “Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno”.



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Educação Física na UnirG: Licenciatura ou Bacharelado qual cursar primeiro?


Se você esta interessado em cursas Educação Física na UnirG e está em duvida em qual fazer primeiro este artigo pode lhe ajudar a tirar algumas dúvidas e até fazer com que você tome uma decisão. 

Bom primeiramente o curso foi criado no primeiro semestre do ano de 2000, sendo assim o primeiro curso de Educação Física do Tocantins, em 2005 reestruturou-se a matriz curricular, para melhor atender as demandas do mercado e às novas expectativas na formação profissional. 

A partir da divisão determinada pelo CONFEF (Conselho Nacional de Educação Física), em que determinou que os cursos superiores de Licenciatura e de Graduação (bacharelado) nas áreas acadêmica e profissional de Educação Física fossem diferenciados, fazendo com que a Educação Física Plena que tinha um tempo de duração de 04 anos, onde o candidato poderia trabalhar nas duas áreas, fosse dividido em Licenciatura com duração de 03 anos e Bacharelado com uma duração de 04 anos. 

Com isso o Curso de Educação Física da UnirG desde 2010 disponibiliza o curso de Licenciatura e o de graduação em Educação Física (Bacharelado) e utiliza uma estratégia para que o candidato conclua Licenciatura e Bacharelado em apenas 04 anos, onde o candidato opta por iniciar no curso de Licenciatura e o conclui em 03 anos e após isso o candidato tem o direito de entrar como portador de diploma e assumi uma vaga no curso de Bacharelado concluindo-o em apenas 01 anos, pois nos 03 primeiros anos as matérias do curso de licenciatura e de bacharelado estão unidas para ajudar o candidato a realizar todo esse procedimento. Porém se o candidato optar por iniciar no bacharelado e depois tomar a decisão que queria fazer licenciatura ele terá a opção de transferir de curso para concluir as duas graduações em 04 anos. 

FORMAÇÃO 

O candidato que optar em cursar Licenciatura em Educação Física, será capacitado para atuar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de procedimentos pedagógicos em esportes, jogos, ginásticas, danças, lutas e atividades físicas de forma geral, atendendo ao aspecto formal do ensino destes conteúdos no magistério, em instituições públicas ou privadas de ensino da educação básica, nos níveis da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Já se o candidato optar por ser bacharel em Educação Física será capaz de atuar na comunidade, organizando e executando programas para pessoas ou grupos em diferentes campos, como: planejador, organizador, administrador, orientador de exercícios físicos, atividades esportivas, de recreação e lazer, em instituições públicas ou privadas, exercendo diferentes atividades, tanto no sentido individual, através da orientação personalizada, quanto no coletivo, atuando em academias, clubes esportivos e escolinhas de esportes. Podendo ainda realizar atividades de lazer em redes hoteleiras, orientação postural em empresas, assessorias de esportes e lazer em prefeituras. Na área da Saúde, tem possibilidade de atuar na orientação de atividades que visem à prevenção, manutenção e melhoria da saúde nos diferentes espaços de sua competência. 


Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas existentes, ah não esquecendo que agora o CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIRG É NOTURNO, TANTO LICENCIATURA COMO BACHARELADO. 

Qualquer outra dúvida existente pode deixar uma mensagem no nosso facebook que procuraremos responder o mais rápido possível. 

INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR: 08 de Maio a 10 de Junho 

PROVA: 23 de Junho

sábado, 4 de maio de 2013

Secretário Alan Barbiero apresenta projetos da Semades para professores da UnirG

As ações, programas e projetos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins (Semades) foram apresentadas pelo secretário da pasta, Alan Barbiero, na tarde desta sexta-feira, 03, para professores da UnirG. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug).
A solenidade foi aberta pelo reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias. Participaram o chefe de gabinete da Prefeitura de Gurupi, Guitierres Torquato; o secretário de administração do município, Augusto Rezende e o presidente da Apug, José Carlos de Freitas.

“A Casa se sente honrada com a presença do secretário e estamos de portas abertas para conhecer os projetos da Semades e firmar possíveis parcerias. De inicio já comemoramos a notícia de que a Secretaria será parceira no Projeto Caminhar Saudável, do curso de Educação Física”, disse o reitor.

Na oportunidade o secretário agradeceu a recente visita do reitor, Alexandre Dias e do vice-reitor Victor, Victor de Oliveira à Semades em Palmas na última semana. Ele falou da abertura para possíveis parcerias: “Nossos programas de desenvolvimento sustentável abrangem todas as áreas do conhecimento e para executá-los precisamos do envolvimento das instituições de ensino superior e das prefeituras”, afirmou Barbiero.

Alan Barbiero apresentou parte do planejamento estratégico da secretaria, as cooperações institucionais e mencionou as discussões em torno do tema da conferência nacional, que abordará Gestão de Resíduos Sólidos para resolver o problema dos lixões e, destacou ainda projetos que vêm sendo desenvolvidos em todo o Estado.

Sobre o Caminhar Saudável, o coordenador dos projetos de extensão de Educação Física, Eduardo Miranda, afirmou que ainda na tarde de hoje, haverá uma reunião para as definições do projeto. “A data de lançamento está prevista para ser divulgada na próxima semana. Essa parceria com a Semades é muito positiva, pois amplia a visibilidade do projeto e possibilita futuras novas parcerias com outros municípios, além de envolve o Governo do Estado na ação”, disse Miranda.


Todos os direitos reservados a Fundação UnirG
By: ASCOM

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ENAF Promove curso nas áreas de saúde, bem estar, fitness e esporte


O ENAF é o maior evento de Sport & Fitness e Saúde realizado nas Américas e um dos mais importantes do mundo. Tendo como objetivo promover a reciclagem e aprimoramento dos profissionais dessas áreas. O ENAF é uma oportunidade de atualização de conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas, sempre inovando, criando e recriando formas de abordagens cada vez mais ousadas.
Há 27 anos acontece na cidade de Poços de Caldas/MG e nos últimos 10 anos, edições especiais em Belo Horizonte/MG, Manaus/AM, São José do Rio Preto/SP, Maringá/PR, Salvador/BA, Macaé/RJ, Ribeirão Preto/SP e Macapá/AP. A cada ano, o ENAF reúne em torno de 20 mil participantes e atrai para as cidades cerca de 30 mil pessoas.



Assuntos Abordados 

São 4 dias com mais de 50 cursos, palestras e workshops acontecendo simultâneamente, de manhã, à tarde e à noite. Pelo menos, uma centena de palestrantes e professores, profissionais atuantes em escolas e empresas, universidades do Brasil e do exterior, encarregam-se da abordagem teórica e prática dos conteúdos no evento.
Essa intensa troca de informações e atualização de conhecimentos, fundamental para a evolução do universo da prática da atividade física, e o significativo mercado que existe em torno dele, faz do ENAF um acontecimento obrigatório e observado com atenção por um número de pessoas cada vez maior.



Cursos nas áreas

• Personal Training
• Musculação
• Workshop de Ginástica de Academia
• Dança, Hip Hop e Coreografias
• Ciclismo Indoor
• Gestão & Business
• Hidroginástica
• Recreação & Jogos
• Educação Física Escolar
• Desporto
• Esportes de Aventura
• Sport Medicine
• Fisioterapia
• Nutrição
• Educação/Pedagogia




Agenda ENAF 2013

O ENAF é o maior evento de Sport & Fitness e Saúde realizado nas Américas e um dos mais importantes do mundo. Tendo como objetivo promover a reciclagem e aprimoramento dos profissionais dessas áreas. O ENAF é uma oportunidade de atualização de conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas, sempre inovando, criando e recriando formas de abordagens cada vez mais ousadas.

Há 27 anos acontece na cidade de Poços de Caldas/MG e nos últimos 10 anos, edições especiais em Belo Horizonte/MG, Ribeirão Preto/SP, São José do Rio Preto/SP, Manaus/AM, Macapá/AP, Maringá/PR, Salvador/BA e Macaé/RJ. A cada ano, o ENAF reúne em torno de 20 mil participantes e atrai para as cidades cerca de 30 mil pessoas.

2º ENAF - Ribeirão Preto/SP
21, 22 e 23 de Junho / 2013
Centro de Eventos Pereira Alvim


10º ENAF - BH
15, 16 e 17 de Agosto / 2013
Minas Centro


3º ENAF - Manaus/AM
27, 28 e 29 de Setembro / 2013
SESI Manaus


55º ENAF - Poços de Caldas/MG
11, 12 e 13 de Outubro / 2013
Espaço Cultural URCA


1º ENAF - Porto Seguro/BA
08, 09 e 10 de Novembro / 2013
Náutico Praia Hotel e Convention Center


Mais Informações pelo site: http://www.enaf.com.br/2013/